Para ocupar um cargo C-Level o profissional deve atender a requisitos como formação acadêmica e técnica de elevado nível
Atualmente, os cargos de executivos que ocupam as maiores posições em uma empresa são C-Level. A letra “C” vem da palavra inglesa chief (chefe) e “Level” significa nível. Ou seja, C-Level quer dizer, literalmente, nível C e, consequentemente, nível de chefia.
Um dos C-Levels mais conhecidos é o CEO (Chief Entreprise Operations, Chefe de Operações Empresariais), responsável pelo comando geral de uma corporação. Abaixo dele ficam os executivos que dirigem áreas específicas e são denominados como CMO (Chief Marketing Officer), CFO (Chief Financial Officer) e CTO (Chief Technology Officer). Além desses cargos existem outros (veja mais abaixo neste texto) que são criados conforme a necessidade das empresas.
“As empresas têm temas [áreas] específicos que precisam ser liderados por especialistas e isso fez e faz surgir novas denominações de cargos de comando”, explica Paulo Freitas, coordenador do Leadership Academy da ESPM. As novas denominações são comuns nas “Mavericks”, empresas disruptivas que entendem a necessidade de novos modelos de trabalho, e nas organizações em que o CEO sabe da importância da inovação para os negócios e conduz a corporação à mudança necessária criando novas áreas e cargos.
Como se tornar um C-Level
Quem ocupa um cargo C-Level deve ter formação acadêmica e técnica de elevado nível para vislumbrar e compreender novos cenários e modelos de negócio, e, portanto, é necessário visão ampla, interesse e disponibilidade para se atualizar. Mas isso não basta.
“Dos anos 90 para cá mudou muito a relação do líder com a equipe. Ele tem que ser um mentor e inspirar o time, estabelecendo uma relação de parceria. Um bom C-Level não necessariamente é bom de hard skills, mas agrega, motiva e faz a equipe trabalhar sorrindo”, define Freitas, mostrando a importância das soft skills para a liderança. Afinal, quem tem competências emocionais bem desenvolvidas se relaciona melhor com o time e chega aos resultados desejados.
Conheça a seguir os principais cargos C-Level
CEO (Chief Executive Officer)
O diretor executivo ocupa a posição de maior responsabilidade em uma empresa, definindo seu posicionamento estratégico e cuidando de tudo o que se refere à administração. Junto com a diretoria, desenvolve o planejamento de ações, orienta e atualiza a equipe. O CEO também é responsável pela manutenção da cultura, dos valores e dos objetivos da corporação.
COO (Chief Operating Officer)
O planejamento desenhando pelo CEO é executado pelo diretor de Operações. Esse profissional acompanha todas as etapas operacionais, produtivas e logísticas da corporação.
CFO (Chief Financial Officer)
Todas as atividades financeiras de uma corporação são administradas pelo diretor financeiro. Entre suas atribuições está dar o tom da visão estratégica de atuação da empresa, o acompanhamento e o cumprimento das metas e a manutenção das relações com investidores.
CTO (Chief Technology Officer)
A evolução tecnológica levou, e continua levando, muitas empresas a escalarem um diretor de tecnologia. Esse profissional orienta quanto ao caminho a seguir e as tecnologias a serem adotadas para manter a companhia bem posicionada em seu segmento.
CIO (Chief Innovation Officer)
Identificar oportunidades e conceber estratégias para a implantação de novos modelos de negócios são atribuições do diretor de inovação. Cabe também a ele gerenciar todos os processos de inovação da empresa.
CMO (Chief Marketing Officer)
O diretor de marketing trabalha em sintonia direta com o CEO e COO. É um profissional dotado de conhecimento e visão estratégica para gerenciar a marca, coordenando campanhas e ações junto ao consumidor.
CPO (Chief People Officer)
Essa é a nova titulação do diretor de recursos humanos. Esse executivo coordena as equipes que cuidam do gerenciamento administrativo e estratégico dos colaboradores, como contratação, definição do plano de cargos e salários e planejamento de treinamentos e atualização profissional, entre outras funções.